Templos e igrejas: um segmento em franca expansão


29 de junho de 2015

novas_tendencias

Por Lauren Campbell*Na InfoComm 2015, fomos conferir as inovações voltadas ao segmento que conhecemos como H.O.W. (Houses of Worships, ou “casas de culto”). Focamos principalmente aquilo que pode ser interessante não apenas aos usuários de templos e igrejas, mas também aos integradores que encontram nesse nicho de mercado boas oportunidades de trabalho.

Das caixas acústicas de embutir aos softwares de áudio, dos projetores plug-and-play aos sistemas para streaming em 4K, o evento este ano apresentou diversas inovações. Abaixo, comentamos algumas delas, sugerindo que tanto os integradores como os profissionais responsáveis por esse tipo de edificação, que são tomadores de decisão, se aprofundem no estudo das novas tecnologias aplicáveis ao setor.

Uma das novidades mais interessantes que vimos no evento foi o Propresenter 6, da empresa Renewed Vision. O sistema permite que o apresentador faça desenhos na tela, destaque pontos importantes de um sermão ou cerimônia, e tem ainda uma agenda eletrônica, embutida no próprio software, na qual pode-se programar, por exemplo, a entrada de uma música. Outro recurso útil é o chamado SCRIPTURE, que armazena traduções da bíblia em vários idiomas; as páginas podem ser programadas e “chamadas” na tela a qualquer momento. O programa também salva letras de músicas para serem exibidas, de modo que todos os presentes possam seguir.

Da fabricante californiana Renkus-Heinz, encontramos na InfoComm o conjunto de caixas IC16-8, do tipo line array. São colunas finas amplificadas, com alta potência, que podem ser direcionadas conforme a acústica do local. O alinhamento (beam) é eletrônico, com quatro configurações possíveis. Ainda no segmento de áudio, o mixer Venue S6L, da Avid, oferece 300 canais de processamento, o que é altamente recomendado para eventos ao vivo. Suas múltiplas entradas e saídas podem ser configuradas via software, seja via cabo óptico ou de rede, facilitando a integração de mais fontes de sinal. E os trabalhos podem ser gravados acionando a ferramenta Pro Tools.

A InfoComm 2015 mostrou ainda uma série de avanços em sistemas de vídeo indicados para cultos e pregações. Um bom exemplo é o suporte Emotion, para projetor e luzes, com capacidade para 4.000 ANSI Lumens. Embora leve e compacto, o acessório vem acoplado a um gerador digital de imagens, que permite corrigir enquadramentos e destacar detalhes para exibição na tela. A lâmpada é especificada em 3 mil horas; inclui disco rígido interno de 64GB.

E, na era do 4K, vimos ainda no evento o PIX-E5, da Sound Devices, apresentado como o mais completo monitor dessa categoria. O painel IPS oferece ângulo de visão de 179 graus, e é indicado para atualizar informações aos visitantes do templo em alta resolução.

 

*Artigo publicado no site Commercial Integrator durante a Infocomm 2015. Para ler o original na íntegra e ver fotos dos produtos, clique aqui.