Dolby Atmos: novidades no mercado


10 de maio de 2015

caixa_definitiveA propósito de áudio, aos poucos o mercado brasileiro vai tendo acesso às novas soluções em Dolby Atmos, o software desenvolvido pela Dolby Labs para ampliar a sensação de envolvimento surround. Na semana retrasada, acompanhamos em São Paulo o lançamento da Definitive Technology, marca que pertence ao grupo californiano Sound United (também dono da Polk Audio). E uma das principais atrações foi o Módulo Atmos 60, que pode ser montado sobre a torre BP8060ST, como na foto.

Como já explicamos aqui, Dolby Atmos é, na teoria, uma ótima ideia. O som realmente se espalha melhor no ambiente, especialmente nas áreas altas, e isso em home theater pode fazer uma boa diferença. Para ser plenamente percebido, porém, o efeito requer a instalação de pelo menos uma caixa acústica no teto. Módulos como o A60, da Definitive, servem para simular essa sensação quando não é possível utilizar o teto. Parte das ondas sonoras é rebatida e volta para os ouvidos, complementando a ambientação surround.

distribuidora Chiave, agora responsável pela marca americana no Brasil, promete um trabalho ativo de demonstração em lojas especializadas, o que sem dúvida é essencial para que os usuários percebam esses benefícios.

Importante: para reproduzir Dolby Atmos, é necessário contar com um receiver ou processador compatível. Já tínhamos no mercado modelos da Onkyo, Yamaha e da Denon, e agora estão saindo os da Integra, outra marca japonesa. Ou seja, é uma tendência que veio para ficar.